Já faz um bom tempo que ouço comentários negativos sobre o Facebook. Amigos, clientes, colegas de trabalho, todos falam sobre o excesso de conteúdo recebido em seu feed de notícias. Além da falta de tempo para acompanhar tanto conteúdo, será que temos interesse em receber tudo que está sendo gerado?

Cada vez temos mais “amigos” no Facebook, e isso significa mais conteúdo para o nosso feed. Todos os dias nos tornamos fãs de mais marcas, e, por consequência, recebemos mais conteúdo. O resultado de nossas ações diárias é um feed repleto de informações desinteressantes, e, o que realmente poderia nos interessar, muitas vezes passa batido sem a nossa atenção.

Não é a toa que muitas marcas, depois de juntarem milhares de fãs em suas fanpages, agora se preocupam com o alcance de suas postagens nessa plataforma, mas isso é assunto para outro post.

Se você curtiu a fanpage de uma marca, provavelmente está realmente interessado em conteúdo, mas você não é obrigado a absorver conteúdo dos seus “500″ amigos.

Cada vez que visualizar um post desinteressante você tem a opção de ocultá-lo. Basta clicar na seta que aparece no canto superior direito do post e depois em “Ocultar”. Feito isso, o Facebook ainda permite que você configure quais atualizações deseja receber desse amigo.

Outra alternativa é organizar suas listas de amigos. O Facebook cria automaticamente para você uma lista chamada “Conhecidos” e outra “Melhores amigos.” Pessoas adicionadas em sua lista de conhecidos aparecem menos no seu feed de notícias, enquanto os “Melhores amigos” aparecem mais. E não precisa se preocupar, o Facebook não conta para ninguém o que você está fazendo.

Uma ótima notícia é que o Facebook ainda ajuda você a fazer essa organização de forma rápida e fácil, basta acessar o link (https://www.facebook.com/friends/organize?source=feed_action) e seguir alguns passos.

Boa sorte!